• Pablo Petzen

Marketing Inbound não existe

Atualizado: 9 de Mai de 2019

Antes de julgar esta frase peço que leiam o artigo e tirem suas próprias conclusões.



A internet é um espaço cada vez mais concorrido, seu produto passa despercebido na velocidade de um piscar de olhos enquanto luta contra milhões de outras organizações para estar nos holofotes ou ao menos ser notado pelo público alvo.

Ai me perguntam, gerar conteúdo de qualidade basta?

"Conteúdo de qualidade é de suma importância para, adquirir e reter usuários e com eles gerar resultados, mas do que adianta um belo artigo se ele não é visto? Bem isto seria o mesmo que publicar um jornal e distribuir 30 unidades. Vale a pena manter uma equipe de jornalistas com estes números?"

Vamos pegar como base uma página de Facebook, que conquistou seus suados 300 seguidores. Cada publicação que ela realizar vai ser exibida para cerca de 10% destas pessoas, logo o restante do seu público não vai ter a oportunidade de visualizar o artigo.

Se para quem curte a página é difícil, como ficam as pessoas que ainda não curtem a página? Bem, você vai depender do compartilhamento de alguém bondoso dentre desses 10% citados acima e ter a sorte de outra pessoa ver aquele compartilhamento que por acaso é exibido para 10% de seus amigos, logo nossas possibilidades ficam com menos de 1% de chance de exibição.

Vamos classificar marketing inbound.

De acordo com o saber popular “marketing que vem de forma expontânea e gratuita”.


Opa isso não é marketing, e sim chuva!

"Mas o marketing inbound também menciona criar conteúdo relevante e de qualidade"

Fala sério, alguém em sua plenitude mental iria postar um conteúdo inadequado tendo o nome de sua empresa em jogo?


Brincadeiras a parte é praticamente impossível gerar um resultado tangível sem investimento.


"A não ser que seu vídeo exploda e vire um meme na internet."

Mas lembre que pare isso acontecer o artista Vitas teve uma grande audiência inicial em um programa de horário nobre no maior estilo The Voice. Logo, para ele viralizar a emissora utilizou de sua imagem e recursos para exibir seu tv show.

Aonde quero chegar com esse artigo? Afirmar que nada cai do céu, investir em marketing outbound é necessário e deve constar no orçamento do projeto.

“Mas se eu vou pagar para ser visto não necessito de consultoria!”

Errado, nós trabalhamos para otimizar os anúncios e garantir que os mesmos sejam vinculados a um custo justo, gerando maiores resultados, dentro desse trabalho posso citar a pesquisa de público alvo, otimização de palavras chave, baterias de testes de efetividade, análise de concorrência e gerenciamento do capital investido.


Com quanto posso começar a investir? Quanto mais melhor, esta frase se aplica bem quando se fala em ads.

Mas antes disso temos algumas considerações.


Você precisa investir em treinamento e ter sua empresa preparada para atender em tempo hábil, cumprindo com todas as expectativas do cliente.


Para isso recomendamos iniciar devagar, adquirir experiência e quando começar a ter resultados sim, vai ser a hora de pensar em expandir seu orçamento.

O valor de R$ 200,00 ao mês em advertising basta para iniciar os trabalhos de uma empresa de pequeno porte, para a administração do mesmo o mínimo recomendado é de 8 horas mensais tendo o custo variável de acordo com o profissional contratado.

Vamos voltar ao exemplo inicial do post do Facebook, dos seus 300 seguidores 30 viram seu anúncio, e se eu falar que com R$ 20,00 investidos esse número subiria para 1000 ou mais dependendo do objetivo da campanha? Isso é a realidade o meio digital se mostra cada vez mais efetivo desbancando as mídias tradicionais, tanto no Facebook como no Google ou até mesmo no Waze o que manda é o capital investido.


Agora com R$ 200,00 investidos este número hipoteticamente subiria para 10.000 visualizações ou mais, que podem ser filtradas para preencher exatamente o perfil de usuário desejado. Conheça o efeito bola de neve, que pode ser descrito na seguinte equação:

Como podemos ver, quando a idéia é aumentar sua Presença Digital, Marketing Inbound e Outbound precisam trabalhar juntos para obter resultados.


Após trabalhar em média de 6 meses a um ano com Marketing Outbound integrado a conteúdo de qualidade, você vai ter um bom fluxo de usuários/iterações que vão alavancar seu ranqueamento nas pesquisas e os primeiros resultados Inbound vão começar a aparecer.

O Marketing Inbound existe, mas garanto que não da forma em que você pensava.


Gostou desse artigo ou quer bater um papo descontraído sobre marketing?

Entre em contato e agende uma consultoria.

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